Funções da babá - Coletivo Crescer

Atualizado: 21 de Jun de 2020



Será que uma babá deve cuidar das roupas das crianças, ou se ela souber estimular o brincar de acordo com cada faixa etária é o suficiente? Será que essa profissional tem como uma de suas atribuições preparar a alimentação do bebê, ou fica a cargo da cozinheira da casa? E em relação ao quarto e banheiro das crianças, quem desempenha essa tarefa, a babá, a diarista ou a mensalista?

Essas são perguntas muito comuns de serem realizadas pelas profissionais. Muitas dúvidas surgem sobre essa temática, e algumas vezes até causam certas confusões. Mas afinal quais são as funções de uma babá?


O ponto central é a importância da profissional saber que cuidar da criança e de tudo relativo a ela, entra sim como função da babá. Claro, se na casa onde a babá trabalha existem outras profissionais que irão desempenhar essas atividades, como uma cozinheira, uma mensalista ou até mesmo a diarista, tudo bem. Mas é imprescindível a babá estar ciente que, ao ser contratada, é esperado que:


A babá preze pela segurança da criança

Ou seja, cuide para que o ambiente e tudo o que envolve a criança seja seguro. A babá, como o adulto que está responsável pela criança na ausência dos pais, deve ter toda a sua atenção voltada a ela, prevenindo para que nenhum acidente aconteça. Para isso verificar o ambiente de trabalho, se não oferece riscos, como tomadas, quinas, varandas, sacadas, janelas sem nenhum tipo de proteção. Produtos de limpeza ou medicação ao alcance das crianças é extremamente importante. Evitar ao máximo a utilização do celular para uso pessoal, para não a distrair, também é um ponto a ser levado em consideração. Não entra como obrigatoriedade, mas a profissional ter noções de prevenção de acidentes e primeiros socorros é algo de suma importância, além claro, de a diferenciar no mercado de trabalho e deixar os pais mais tranquilos com essa contratação.


A babá cuide da higiene da criança

O banho, as trocas de fraldas, aparar as unhas, entram como função da babá.


A babá saiba estimular uma criança de acordo com cada faixa etária.

Saber quais tipos de brinquedos e brincadeiras propor para a criança, é muito importante para o desenvolvimento infantil, ajuda na vinculação e torna o trabalho muito mais efetivo.


A babá realize a organização e limpeza

do quarto, banheiro, roupas, brinquedos e tudo o que se refere à criança.